sexta-feira, outubro 12

- TERNURA -


"Outro dia li um trechinho de um livro que falava sobre a ternura.
Acho linda essa palavra... ternura. O sentimento, então, é dos mais preciosos. Quando penso em ternura penso em cuidado, penso em carinho, penso em filhotes. Filhotes de homem ou de bichos nos fazem sentir ternura, talvez porque quando estamos com um filhote podemos abrir mão das armaduras que usamos no nosso dia-a-dia. Não precisamos nos defender de um filhote - que alívio (!) - podemos simplesmente ficar lá e ser quem somos.


E somos ternos em nossa essência, todos nós. (Até você que pode estar achando este texto um tanto brega, até você é terno, eu sei que é!).
Perder a ternura é, a meu ver, coisa das mais graves. É perder a capacidade de ser afetuoso, é perder a capacidade de sentir compaixão, é prender a borboleta a um quadro com um alfinete, é endurecer o coração. Nunca deixe algo assim acontecer a você, não importa o que esteja vivendo.

Talvez, vez ou outra na vida, você se esconda do mundo ou das pessoas para se proteger. Mas nunca se esqueça de sua verdadeira natureza. E confie que a vida, doadora que é, sempre colocará em seu caminho um ou outro sinal que o ajudarão a recuperar a memória. Basta estar atento. Caminhe decidido pela vida se assim desejar, mas nunca deixe de olhar ao redor. Procure pelos macaquinhos, pelos pica-paus, pelos esquilos, pelas pitangas, amoras e jabuticabas. Não exercite apenas as pernas, ligue para um amigo querido de vez em quando só para exercitar a ternura em você.

Sorria mais vezes, fique atento aos pequenos e singelos gestos da vida. "
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário