sábado, fevereiro 23

- HOMEM QUE É HOMEM NÃO CHORA -





"Vc já parou para pensar no tamanho dessa caixinha, fechada, apertada e cheia de pressão que essa afirmação vomitada nos ouvidos de meninos desde que são ainda bem pequenos, quando ainda estão buscando entender o seu lugar no mundo?

Por que homem não chora?
Ou melhor, quais são os motivos que podem levar um homem ou mulher a chorar?

1. Chorar por uma conquista - Eu já chorei diante de uma conquista, quando em poucos segundos, passa um filme na cabeça com capítulos que lembram as dificuldades vencidas, momentos de dúvidas e incertezas superadas, das pessoas que duvidaram, das que apoiaram, além da vontade que as pessoas que vc ama estivessem ali presentes, presenciando aquele momento único de aplausos. Que homem no mundo não desejaria de viver momentos como este, chorando repetidamente em sua vida?

2. Chorar pela pressão - Eu já escrevi aqui que a pressão é parte da vida. Lutar contra isso representaria um esforço inútil. A verdade é que pouquíssimas pessoas aprendem de fato em como lidar com a pressão e acabam sucumbindo em sua falta de competência. Eu particularmente gosto da pressão e não sou o único. Sério! Gosto mesmo :) Nos parques de Orlando, onde morei nos últimos 3 anos, por exemplo, sempre preferi as atrações mais radicais, como montanhas russas, simuladores, dentre outros do gênero. No início, o medo é o seu companheiro de viagem, mas logo a adrenalina toma conta e no final vc quer dar mais uma voltinha… A vida de quem deseja crescer em alta perfomance a fim de atingir o melhor de seu potencial será inevitavelmente repleta de pressão ao invés do tédio da ausência dela. No entanto, em alguns momentos, quando PARECE que as coisas estão fora do lugar e vc se sente a pressão vindo de todos os lados, chorar faz muito bem. O choro a que me refiro não é uma expressão de "mocoronguice", mas sim uma espécie de renovação interna, ao colocar pra fora esta emoção que precisa ser transbordada através desta atitude que cura e que alivia o peso. Chorar é como confessar o que está dentro e acabar com o inutil da dissimulação. Eu já chorei assim e no outro dia, percebia que a minha convicção e foco estavam mais alinhados do que nunca! Nesses casos, não há 1 milímetro sequer de lamentação ou de lamúria, caminhos emocinais de quem não aprendeu com as dificuldades e ao invés de levantar-se, enfia a cabeça num buraco como um avestruz. 

3. Chorar de emoção - Eu não sou guiado pelos meus sentimentos, como muitos difundem sem nem saberem o que estão falando. Afinal uma hora os sentimentos estão em alta e outra hora em baixa. Uma mulher, por exemplo, no meio de uma TPM, pode tomar decisões movidas por sentimentos que na próxima semana todos eles terão desaparecido. No entanto, as consequências ficarão marcadas para sempre. Eu tampouco sou guiado pela minha razão, já que tenho o poder de manipulá-la através dos meus sentimentos que são especialistas em me trair. Por isso, decidi ser dirigido pelos meus pactos, meus compromissos, minhas alianças `as quais devo ser fiel em quaisquer circunstâncias, sejam elas boas ou ruins, deixando a conveniência de lado. Mas não ser manipulado por suas emoções não significa ser insensível. Eu chorei de emoção quando vi os meus filhos nascerem, quando vi liderados conquistando vitórias que antes pareciam impossíveis, quando vi, aos 10 anos de idade, a seleção brasileira de 1982 perder para a Itália por 3 x 2. Ainda me lembro daquelas emoções...

É muito bom não ser escravo de nenhum sofisma, mas por outro lado, existe um tipo de choro que é negativo. Aquele choro frequente que é recheado de murmurações, reclamações, lamúrias não acompanhadas de uma reação imediata. Se o choro não for para um esvaziamento interior para em seguida ser produzir novas atitudes e mudanças, ele passa a se tornar um vício, um subterfúgio de alguém que sempre vai tentar escapar pelo caminho da autopiedade, onde ele se sente a pior criatura do Universo e logo depois da seção de lágrimas e melecas saindo pelo nariz, estará ainda pior…

Homem chora. 
Mulher chora. 
Vencedores choram. 
Fracassados choram. 

Cada um deles tem motivos diferentes que não são simplesmente decorrentes dos resultados que colhem, mas muitas vezes, e não são poucas, os motivos, as causas que estão por trás desses sentimentos bem ou mal resolvidos é que acabam sendo os responsáveis por tantas vitórias ou tantas derrotas na vida.

Seja livre para chorar. 
Fuja da autopiedade.
Não seja escravizado por sentimentos. 
Valorize e seja fiel a suas alianças.
Esvazie-se do que não está lhe fazendo bem e encha-se do combustível para seguir adiante ainda com mais convicção.

Conquistar os seus sonhos depende muito mais disso tudo aí em cima do que muitos pensam." (https://www.facebook.com/CanalGeracaodeValor)


Nenhum comentário:

Postar um comentário